Não fique na terra vá para nuvem!


Já ouviu falar de Nuvem, Cloud computing , hospedagem em cloud, Servidor em Nuvem? Neste post vou explicar um pouco sobre o que é e porque sua empresa deve pensar em aplicar essa estratégia em sua infraestrutura de TI.

Mas afinal o que é Cloud computing ou Cloud? em resumo é a oferta , entrega de recursos de computação sob demanda, isso inclui servidores, aplicações ou todo seu data center, por meio de uma conexão de internet usando como meio de pagamento em muitos casos , pagamento pelo uso, ou se preferir pay-per-use. Tenho 100 % de certeza que você já utilizou ou usa diariamente, sabe onde? Netflix, suas fotos no Icloud ou google fotos, ouvindo sua musica ou pod cast pelo spotfy…

Ok, entendi, mas como identificar que posso usar este tipo de serviço para migrar ou hospedar minha infraestrutura para a nuvem? bom você simplesmente pode responder a essas 5 perguntas e avaliar ao final se o que precisa se encaixa em algumas delas:

Precisa reduzir custos?
Sua empresa precisa de mais espaço para novos escritórios ou pessoal ? 
Ela possui toda a informação de sua empresa em um só local?
Você sofre com aumentos emergências de discos ou file servers na empresa?
Seus funcionários tem a opção de acessar todas as aplicações da empresa em casa ?


Agora, analise suas respostas e verifique se não se enquadra em uma das questões, e as respostam já te ajudam a levantar se já esta na hora de utilizar este tipo de serviço ou não.

Não é regra, é uma tendência, diz a Gartner ( uma das maiores consultorias em tendências de mercado ) mais de 56% das empresas em modo geral, indicam que estão adotando a nuvem como opção ou parte de suas estratégias futuras.

Quais os tipos de serviços atualmente oferecidos pelos provedores :
  • Nuvem Pública:
Modelo trás para quem contrata o serviço de envio de suas informações, como backup , aplicativo ou arquivos, enquanto o provedor do serviço faz a manutenção, gerenciamento e a segurança. Disponível via web para um grande número de usuários de modo simultâneo, mas com acessos de cada usuário de modo isolado.Por ser um meio unificado se torna o mais em conta em termos de valores para contratação.
  • Nuvem Privada:
Modelo, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso restrito a usuários selecionados, como funcionários e terceiros. Podendo a empresa personalizar entre funcionalidades e tipo de suporte de acordo com suas necessidades. Este  tipo se enquadrará no estilo do seu negócio.
  • Nuvem híbrida:
Modelo é a combinação das outras duas funcionando em conjunto, podendo ter acessos isolados e funções sendo acessadas nas duas nuvens acima já citado.
E dentro destas 3 opções quais serviços específicos posso contratar?

SaaS (Software como serviço)
Sua empresa precisa acessar algum tipo de aplicação que utilize licença, você pode optar por essa forma de nuvem, nela poderá utilizar o software sem precisar pagar pela licença, podendo ter alguns recursos limitados. Utilizam desta forma muitos CRMs, ERPs, saiba que mensageiros web e redes sociais funcionam utilizando este tipo de hospedagem.

PaaS (Plataforma como serviço)
Agora se sua empresa é uma empresa que possui um setor de desenvolvimento de aplicações e softwares, pode utilizar este tipo de cloud. Ele já possui sistemas otimizados e empacotados para desenvolvedores executarem seus aplicativos,  sem a necessidade de perder tempo em criar um ambiente completo para tal, de garnde ajuda, visto que isso tira a responsabilidade da empresa e ter de gerenciar ou realizar a manutenção destes tipos de ambiente.

IaaS (Infraestrutura como serviço)
Se sua empresa precisa de servidores , armazenar dados ou ferramentas especificas , esse modelo é o que deve ser usado. A empresa é cobrada por demando usada, sendo bem versátil. Podendo você cancelar ou aumentar o uso conforme sua necessidade.

CONCLUINDO
Espero que isso ajuda a tirar algumas dúvidas sobre o assunto, permitindo que faça a escolha certa de para sua empresa. Lembrando esse tipo de serviço não é uso exclusivo de grandes empresas , pequenas e médias podem usar destes tipos de serviços. quanto a valores deverá pesquisar entre muitos opções no mercado e graças a essa concorrência poderá achar o valor que se enquadre nos custos de sua organização.




Por, Jayson R. WalterFundador e proprietário da Propagou - Marketing e divulgação.

Comentários

OS MAIS LIDOS!

51 Links para Freelancers buscarem seu Job!

EBANX Beep, sua loja virtual gratuita!

VISA CRIA TECNOLOGIA QUE PODE SUBSTITUIR BOLETO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO